A origem do nome Alzheimer, é uma homenagem ao psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer, responsável por descrever a doença.
A gravidade da doença aumenta ao longo do tempo, sendo que a maioria dos portadores de Alzheimer são idosos, com idade superior a 65 anos.
Apesar de não possuir cura, existe tratamento para o Alzheimer e é muito importante que seja realizado corretamente.
Muitas pessoas já ouviram falar sobre a doença, a maioria não sabe realmente do que se trata, muito menos identificá-la na fase inicial e conhecer os cuidados e tratamentos necessários ao paciente da doença de Alzheimer.
Por isso que separamos um artigo para tirar todas as suas dúvidas a respeito dessa doença.
Oque é?
A doença de Alzheimer é uma doença causada pela morte de células cerebrais.
Ela se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas como, memória, orientação, atenção e linguagem.
Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a estimativa é de que, no mundo, existam cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença de Alzheimer (DA).
No Brasil, é estimado que existam cerca de 1,2 milhão de casos, sendo que a maioria deles ainda não foi diagnosticada.
Isso ocorre porque em muitos casos a doença é confundida como uma condição dos idosos, um declínio cognitivo relacionado à idade e assim a suspeita de Alzheimer é descartada.
O que poucas pessoas sabem é que a doença de Alzheimer pode começar décadas antes do surgimento de seus sintomas, o que pode dificultar seu tratamento.
O Alzheimer é a doença que mais provoca quadros de demência, sendo caracterizada por:
- alterações de memória;
- desorientação em relação ao tempo e ao espaço;
- desorientação do raciocínio;
- falta de concentração;
- distúrbio de aprendizado;
- impossibilidade de realização de tarefas complexas;
- impossibilidade de julgamento;
- afetação na linguagem e habilidades visuais-espaciais.
Principais causas da doença de Alzheimer:
De acordo com estudos da fundação Alzheimer’s Drugs Discovery Foundation (ADDF), existem vários estudos em desenvolvimento que buscam entender as principais causas da doença, o que se sabe é que muitos fatores contribuem para seu surgimento como:
- proteínas danificadas (Amilóide e Tau);
- genética (APOE);
- falha de energia neural;
- neuro inflamação e doença vascular.
Por esse motivo, muitos institutos de pesquisa e empresas farmacêuticas têm se concentrado em desenvolver tratamentos direcionados para as causas da doença.
Quais são os tratamentos para o Alzheimer?
Como já sabemos, não existe cura para a doença de Alzheimer.
Contudo, as pesquisas científicas progridem na compreensão dos mecanismos responsáveis pela enfermidade e no desenvolvimento de medicamentos para o tratamento, garantindo uma sobrevida maior e uma qualidade de vida melhor, mesmo na fase grave da doença.
O principal objetivo dos tratamentos para a doença de Alzheimer é aliviar os sintomas existentes, fazendo com que as pessoas consigam se manter independentes nas atividades da vida diária por mais tempo.
Na One, nós tiramos todas as suas dúvidas sobre saúde. Para falar com a gente, você pode solicitar um de nossos consultores e encontrar os melhores planos para você ou para sua família, ou dos seus colaboradores.